sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A viagem da banana

Olá, sou a Nicki; sou uma banana e vou-vos contar uma aventura que tive a que dei o nome de "Digestão ou sistema digestivo".
Primeiro pegaram em, depois descascaram-me e deram-me uma boa trinca. Mal eu sabia que ia ser a melhor viagem dos meus tempos. Fui toda mastigada na boca por umas dentuças marotas que me deram uma banhoca de saliva. Dizem que a isto se chama bolo alimentar.
Depois, já muito quentinha, fui engolida para o esófago e depois para o estômago, onde me transformaram num menino muito atrevido chamado quimo.
A viagem estava a ser divertida. De repente, entro a grande velocidade numa tubagem, que pelos vistos se chama intestino delgado. Lá encontrei-me com os meus amigos: maçã, pêra e laranja...
Uma parte de nós transformou-se em quilo e foi viajar para o sangue. Os outros foram descansar para o intestino grosso.
Catarina U.


A banana da Madeira
-Olá, eu sou a banana da Madeira. Sou pequenina, amarelinha, muito gordinha e um pouco dura. As crianças gostam de me levar como lanche para o recreio.
Quando me mastigam com a ajuda dos dentes e, juntamente com a saliva, eu transformo-me em bolo alimentar. Depois passo pela faringe, de seguida pelo esófago e chego finalmente ao estômago e transformo-me em quimo. No intestino delgado, com a ajuda dos sucos produzidos no fígado, pâncreas e intestino transformo-me em quilo. As substâncias nutritivas passam para o sangue, através das paredes do intestino. As outras substâncias passam para o intestino grosso, depois seguem para o recto e saem pelo ânus na forma de fezes.
O mesmo acontece com todos os alimentos.
Erica